É já no próximo fim-de-semana que as camélias vão estar em destaque em Lousada em mais um festival que coloca esta planta no trono do município.
Assim, na sexta-feira, 8 de março, a Jangada Teatro apresenta, no Auditório Municipal, pelas 21h30, o espetáculo “Portugal 5.0. O Amor é F*dido”.Esta iniciativa volta a ser apresentada no sábado, dia 9, no mesmo local e horário.
No sábado, a sessão oficial de abertura está agendada para as 15h00, seguida de um momento de poesia com Fernando Soares e a entrega dos prémios do Concurso das Camélias. Pelas 16h00 é feita a abertura do Mercado das Camélias e visita à exposição.
A partir das 15h30, vão decorrer workshops, que são gratuitos, mas com inscrição obrigatória que deve ser feita na página da autarquia.
Nas Casas do Souto, em Macieira, vai realizar-se um workshop de Fotografia Digital “As flores através da lente”, pelo fotógrafo Ricardo Raminhos. No Centro de Interpretação do Românico o tema da oficina é “A arte de dobrar camélias”, com Carla Andrade – Clube de Origami do Porto. A Casa das Videiras é o local escolhido para o workshop “Camélias e Sabores”, com Rita Roquete – Bloom Sativum. A Biblioteca Municipal e o Jardim e Monte do Senhor dos Aflitos são os locais onde se vai realizar o workshop “Desenho de Mandalas” e “Construção de Mandalas”.
No dia 10, domingo, às 9h00 e às 14h30, realizam-se os habituais passeios pelos Jardins de Camélias, nomeadamente na Casa de Juste, na Casa de Vilar e na Casa da Bouça, contando ainda com uma encenação da Jangada Teatro.
Na Casa de Juste, no Torno, podem ser apreciadas várias flores, com predomínio da camélia japónica. Este jardim comporta uma coleção de espécies de árvores e arbustos de todo o mundo garantem uma experiência única para os visitantes.
A Casa de Vilar, em Vilar do Torno e Alentém, tem também uma vasta coleção de camélias que podem ser contempladas. A visita pode ser também uma viagem pela história da imagem animada e dos segredos da animação, conduzida pelos proprietários, Abi Feijó e Regina Pessoa, realizadores de cinema de animação.
Também a Casa da Bouça, em Nogueira, tem um conjunto de árvores e plantas, com destaque para as camélias, o azevinho, o cedro-do-bussaco, o medronheiro, o carvalho-alvarinho e o carvalho-americano.
Antes do encerramento ainda vai ser possível assistir a uma performance teatral pela Jangada Teatro, na Praça das Pocinhas.
O Mercado das Camélias vai funcionar, no sábado, entre as 15h00 e as 19h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00.