As câmaras municipais de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo vão abrir 80 vagas para estagiários no âmbito da 2.ª fase da 6.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, segundo o despacho, já publicado, em Diário da República. No total será possível aos jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura, de cursos técnicos superiores profissionais ou cursos tecnológicos de nível secundário, candidatar-se a 2088 estágios em todo o país, em municípios, freguesias, entidades intermunicipais, associações de municípios e empresas locais.
Paços de Ferreira, Valongo e Lousada são as três câmaras que vão oferecer mais estágios, 24, 23 e 22, respectivamente, sendo duas vagas em cada para portadores de deficiência. A autarquia de Penafiel vai contar com oito estágios e a de Paredes com três.
A estas oportunidades acrescem as oferecidas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que contará com 15 estágios profissionais, dois para portadores de deficiência ou incapacidade, e da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que integra o município de Valongo, e que contará com seis vagas.
Estes 2088 estágios são co-financiados pelo Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais, num montante disponível de cerca de 18,5 milhões de euros. 763 são no Norte do país, 744 no Centro, 105 em Lisboa, 363 no Alentejo e 113 no Algarve, anunciou o Governo, através do Ministério da Administração Interna.
“O PEPAL é um instrumento de apoio à transição dos jovens do sistema de ensino e formação profissional para o mercado de trabalho, que visa aumentar a qualificação e, consequentemente, o perfil de empregabilidade, dando resposta às dificuldades de inserção na vida profissional”, descreve a mesma fonte.
Os procedimentos de selecção de estagiários devem estar concluídos no prazo de quatro meses, a contar da data da publicitação do aviso de abertura. Isso deve acontecer entre 12 de Setembro e 11 de Outubro. Nos avisos, que serão feitos por cada entidade nos seus próprios sites institucionais e também neste portal, devem constar as licenciaturas ou os cursos exigidos por cada nível de qualificação.