Foto: Freepik

As Câmaras de Lousada e de Penafiel voltam a receber a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) por serem “Familiarmente Responsáveis”, implementando ‘políticas amigas das famílias”.

Estas duas autarquias, que eram até agora as únicas duas do Tâmega e Sousa com este galardão – este ano junta-se Felgueiras – já acumulam esta distinção há mais de três anos, estando na lista das que recebem ‘a palma de ouro’.

Ao todo, indica o OAFR em nota de imprensa, são 95 os municípios portugueses que ganharam as Bandeiras Verdes por investirem na construção de uma política integrada de apoio à família, com dados reportados a 2021. A cerimónia que premeia as Autarquias + Familiarmente Responsáveis vai decorrer no dia 26 de Janeiro, em Coimbra.

“São diversas as áreas sujeitas a avaliação: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social”, dá como exemplo o Observatório.

Das 145 autarquias que aderiram ao projecto 95 recebem a Bandeira, um aumento de 13% face ao ano passado. Dos que participaram no inquérito, 116 (80%) disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias; 118 (82%) Tarifa Social da Água e 116 (80%) IMI Familiar, refere a entidade.

“A 14.ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis confirma que, num tempo de especial exigência para as famílias, a gratuitidade é a tendência num crescente número de municípios e abrangendo mais áreas: alimentação, medicamentos e acesso à saúde, transportes e mobilidade, apoio aos tempos livres e às necessidades especiais, acesso ao desporto e à cultura”, lê-se na informação enviada.

Recorde-se que o OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.