Durante a próxima semana o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e os vereadores com pelouros vão andar pelo concelho a explicar as contas de 2018.
A Semana de Prestação de Contas do Município de Valongo vai na quinta edição e mantém o objectivo de reforçar a cidadania e da participação de toda a comunidade.
“Pretende-se estimular o envolvimento da população na governação local, disponibilizando informação rigorosa sobre a gestão municipal e promovendo a transparência sobre a utilização dos recursos públicos”, explica nota de imprensa da autarquia.
Entre os números a apresentar este ano à população, a mesma fonte destaca a redução da dívida em 50% – em 2013 era de 54 milhões de euros e, em 2018, ficou em 27,5 milhões de euros -; o aumento do investimento em 100% – passou de 4,4 milhões, em 2017, para 8,8 milhões, em 2018; o pagamento a fornecedores a quatro dias ou o investimento de 4,3 milhões de euros nas escolas do concelho.
As sessões públicas vão realizar-se nas cinco (antigas) freguesias do concelho, sempre às 21h30.
A primeira é no dia 3 de Junho, no Fórum Cultural de Ermesinde. Seguem-se o Auditório Dr. António Macedo – C.C.C. Vallis Longus, em Valongo (dia 4 de Junho), o Centro Cultural de Campo (dia 5 de Junho), o Centro Cultural de Alfena (dia 6 de Junho) e o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado (dia 7 de Junho).