Abre a 20 de Fevereiro, e prolonga-se até 20 de Março, o período de candidaturas às bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal de Valongo a estudantes do ensino superior.
No total, o município vai atribuir 40 bolsas de estudo, o dobro das oferecidas no ano passado, informa a autarquia em nota de imprensa. O valor global do apoio é de 30 mil euros, sendo que cada estudante contemplado vai receber 750 euros.
“O nosso objectivo é assegurar que, independentemente da sua condição social, todos os alunos e alunas deste concelho possuam as condições e os recursos que lhes permitam manterem-se no ensino superior e terminarem os seus estudos”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em comunicado.
“Esta medida, além de garantir condições de igualdade de oportunidades de permanência e de sucesso académico no ensino superior, traduz-se também numa aposta da qualificação da nossa comunidade. Através da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, incentivamos a formação de quadros técnicos altamente qualificados, naturais ou residentes na área geográfica do concelho de Valongo. Ou seja, melhoramos o tecido humano e económico do concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”, defende José Manuel Ribeiro.
Podem candidatar-se a este apoio todos os alunos que residam no concelho de Valongo há mais de dois anos; tenham 30 ou menos anos no acto de apresentação da candidatura; tenham acesso garantido ao ensino superior no território nacional; estejam a frequentar a primeira licenciatura ou mestrado integrado; tenham sucesso académico e não beneficiem de outras bolsas sociais inerentes à frequência do ensino superior.
Os interessados podem obter mais informações junto do Gabinete de Apoio ao Munícipe em Valongo ou da Loja do Cidadão em Ermesinde, no site do município ou através dos números de telefone 911 021 575 e 224 227 900.