Arrancou hoje, em Alfena, a primeira intervenção no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) aprovado para o concelho de Valongo. Trata-se da requalificação do Bairro do Barreiro, em Alfena, uma intervenção prevista no eixo das comunidades desfavorecidas. Segue-se o Bairro de Sampaio, em Ermesinde.
Segundo explicou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, trata-se de uma empreitada, cujo investimento ultrapassa os 300 mil euros, com uma duração de quatro meses. A empreitada prevê, segundo o quadro de compromissos do PEDU, “qualificar os edifícios dos empreendimentos de habitação social municipal, através da melhoria das caraterísticas de comportamento térmico do isolamento das fachadas e cobertura”. Segundo o autarca haverá uma requalificação integral do edificio com a substituição de cobertura, caixilharias e revestimento de fachadas. O interior das habitações não está incluída nesta empreitada.
Também este ano, acrescentou, será possível avançar com a requalificação exterior do Bairro de Sampaio, em Ermesinde, igualmente no âmbito das intervenções previstas no PEDU. “Se correr tudo bem vamos lançar 10 milhões de obras este ano”, sublinhou José Manuel Ribeiro, especificando que cerca de um pouco mais de seis milhões provêm do PEDU e o restante do orçamento municipal. O autarca sublinhou ainda que será possível avançar com a Ofiicna do Pão e da Regueifa, em Valongo, e, posteriormente, com a Oficina do Brinquedo, em Alfena.
O contrato do Plano Estratégico Desenvolvimento Urbano Município de Valongo foi assinado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020, no dia 31 de Maio. No total foram contratualizados 11 milhões de euros de fundos comunitários destinados a reabilitação urbana, mobilidade sustentável (acessibilidades) e intervenções no parque habitacional de comunidades desfavorecidas.