Ao todo, 47 pessoas carenciadas, incluindo 15 crianças, vão ter um Natal mais feliz em Valongo. A Câmara Municipal entrega, na próxima segunda-feira, numa cerimónia que vai decorrer no salão nobre do concelho, a chave de 17 habitações sociais.
Em nota de imprensa, o município salienta que não existem casas em número suficiente para satisfazer as necessidades do concelho. “A autarquia, através da Empresa Municipal Vallis Habita, esforça-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com quase 1.000 agregados familiares inscritos para habitação social”, referem.
Estas 17 famílias serão realojadas em casas de diferentes tipologias (T1 a T4) em urbanizações localizadas em Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. Vão pagar rendas entre os 4,21 euros e os 189,79 euros.
Segundo a autarquia, a tratam-se de habitações que foram desocupadas sendo que a recuperação de cada uma delas ronda os 8.000 euros.
“Com recurso aos fundos comunitários estão já a ser reabilitados diversos empreendimentos de habitação social do concelho. Trata-se de um investimento de 2.231.012 euros, que permitirá aumentar o conforto térmico das casas e requalificar os espaços exteriores envolventes”, termina o município.