Duas vezes por semana, a Câmara de Valongo distribui fruta gratuita aos 3.174 alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas do concelho.
O projecto “A Fruta vai à Escola” implica um investimento de 32 mil euros e tem “um impacto muito positivo nas famílias e na formação de cidadãos felizes e activos”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acompanhou a entrega na Escola Básica Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, acompanhado pelo vereador da Educação, Orlando Rodrigues.
“Ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável é essencial para combater a obesidade infantil e as restantes doenças associadas”, referiu o autarca.
Além desta distribuição das peças de fruta na sala de aula com o acompanhamento dos professores, o programa Regime de Fruta Escolar exige a elaboração de iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares.
Segundo a autarquia, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Alfena, Campo, S. Lourenço, Ermesinde, Valongo e Vallis Longus, vão ser promovidas uma série de actividades como organização de aulas de degustação, manutenção de actividades de jardinagem, organização de visitas a explorações agrícolas e medidas destinadas à educação das crianças sobre a agricultura, os hábitos alimentares saudáveis e as questões ambientais relacionadas com a produção, a distribuição e o consumo de frutas e produtos hortícolas.