Arranca hoje, e termina a 2 de Março, o período de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Valongo. Este ano a Câmara Municipal de Valongo disponibiliza 120 mil euros para pôr em prática 12 projectos apresentados por jovens, mas não só. Nesta edição há uma novidade, será possível apresentar ideias de equipas intergeracionais, que juntem jovens e seniores.
“O objectivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Acho que esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Recorde-se que a adesão a este projecto municipal, que já teve quatro edições, tem vindo a aumentar. Da mesma forma a autarquia tem vindo a aumentar as verbas atribuídas ao OPJ de Valongo. Na primeira edição foram atribuídos 10 mil euros a apenas um projecto vencedor. A verba duplicou no ano seguinte, sendo concretizados dois projectos. Em 2016, foram já quatro as ideias vencedoras, apoiadas por 40 mil euros e, no ano passado, foram apoiados oito projectos, com 80 mil euros. Nesta edição serão apoiadas 12 propostas, num total de 120 mil euros, mais uma vez com 10 mil euros para executar cada projecto.
Mantêm-se as duas categorias do ano passado, a de projectos de âmbito escolar e a de projectos extra-escolares. Em cada uma delas serão vencedores cinco projectos. Nasce ainda a nova categoria, de projectos de gerações, para todos os que incluem no mesmo projecto a faixa etária jovem e a faixa etária sénior, explica a autarquia. Nesse âmbito serão apoiadas duas ideias.
O Orçamento Participativo Jovem de Valongo permite aos jovens dos 6 aos 35 anos “o envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade através da criação um pensamento dinâmico e crítico, permitindo que apresentem ideias, as construam, debatam e levem à sua concretização”, sustenta o município. “Para além disso, procuramos, através desta ferramenta, aproximar gerações, num diálogo constante, numa aprendizagem diária, que dê frutos e contribua para uma sociedade mais harmoniosa e justa para todos”, refere a mesma fonte.
Quando terminar a apresentação das propostas seguem-se as fases de análise, divulgação e votação. Os vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo deverão ser conhecidos em Junho.
As inscrições e votação são feitas num site criado pelo município.