As lojas de Penafiel vão poder aceder a um serviço gratuito para venderem os seus produtos e serviços via on-line, promovendo as compras no comércio local a partir de casa, informou, hoje, a Câmara Municipal, que se propõe a disponibilizar uma solução tecnológica desenvolvida pelos CTT.
“Este projecto, que contará com o envolvimento da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), tem como objectivo a disponibilizar um novo canal de venda aos comerciantes locais, promovendo a sua transição para o digital, dar visibilidade ao comércio tradicional, através da sua presença no mercado digital e disponibilizar um serviço de entregas ao domicílio”, explica a autarquia em nota de imprensa.
A mesma fonte adianta que o município vai “disponibilizar um sistema de criação de lojas on-line gratuitas, durante três meses, com venda directa, para as empresas locais e ainda a integração das lojas/produtos das empresas de Penafiel na APP Comércio Local dos CTT, em formato marketplace, também de forma gratuita”.
O consumidor poderá comprar e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito. Podem ainda seleccionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda.
As vantagens são muitas, defende a Câmara: ter acesso à qualidade e diversidade dos produtos locais a partir do conforto e segurança de casa; evitar filas de espera para acesso às lojas físicas; dar apoio à economia local; facilidade de compra e de pagamento e ter um serviço conveniente e económico, com dois modos de entrega disponíveis: recolha em loja ou entrega no domicílio no próprio dia através dos CTT.
Além disso, a autarquia e a AEP vão lançar uma campanha de promoção e publicidade em defesa do comércio local, em Novembro e Dezembro.
A meta é “sensibilizar os consumidores a fazerem as suas compras em Penafiel, em segurança, e desafiar os penafidelenses a fazerem as suas compras de Natal nas lojas do comércio local”, quando os comerciantes locais atravessam um momento complexo, fruto da pandemia.