A Câmara de Penafiel anunciou, esta quinta-feira, através de comunicado, que vai continuar a apoiar os agregados e grupos socialmente mais vulneráveis e fomentar políticas sociais.
O município anunciou que vai continuar a apoiar os agregados mais frágeis na aquisição de óculos unifocais ou progressivos, assegurar o transporte gratuito até ao Porto a mulheres do concelho, rastreadas ao cancro de mama e disponibilizar consultas de psico-oncologia gratuitas.
O anúncio surge depois do município ter sido agraciado recentemente pelo quarto ano consecutivo, com o estatuto de “Município Amigo das Famílias” Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis e ter sido distinguido, pela segunda vez, com a “palma de ouro”.
Além da aquisição gratuita de óculos unifocais ou progressivos que resultou de um protocolo em colaboração com a “Cortez Marques Oculista”, a autarquia facultou, também, o transporte gratuito até ao Porto a mulheres do concelho, rastreadas ao cancro de mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade.
Ainda no âmbito das políticas “amigas da família” disponibilizou consultas de psico-oncologia gratuitas, fruto de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A par destas medidas, as famílias e agregados mais vulneráveis gozam já da aplicação da tarifa familiar de consumo de água;, da redução em 50% nas entradas para espectáculos culturais, desportivos, recreativos, da descida em 50% nas piscinas municipais (natação livre), assim como uma redução de 50% dos custos nas férias educativas e desportivas CMP com oferta de Cartão Municipal Famílias Numerosas.
No âmbito das políticas “amigas da família”, a autarquia providencia também apoio psicológico e social a famílias com carência económica e/ou risco exclusão social, apoio à renda, medicação, entre outras.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, reiterou a ideia de que o município é uma autarquia amiga e próxima das famílias.
“Somos o único município da região do Tâmega e Sousa a receber o galardão ao mais alto nível, com a “palma de ouro”, e no distrito do Porto somos o Município que mais vezes o recebeu. Vamos continuar a trabalhar para merecer este estatuto e fazer ainda mais para manter a confiança e a proximidade dos nossos concidadãos”, disse.
O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceira com Instituto da Segurança Social, acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas.
É o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional. Esta entidade analisa, também, iniciativas dos municípios em 12 áreas, desde o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.