A Câmara de Penafiel está contra a exploração mineira no território do concelho. Em resposta ao Verdadeiro Olhar, a autarquia diz que está a elaborar um parecer “fundamentado” para enviar à Direcção-Geral de Energia e Geologia que será “de absoluta oposição”.
Recorde-se que, segundo foi publicado em Diário da República, a Beralt Tin and Wolfram requereu a celebração de um contrato administrativo para atribuição directa de concessão denominada “Banjas” nos concelhos de Gondomar, Paredes e Penafiel para explorar depósitos minerais de ouro, prata, cobre, chumbo, zinco, estanho, tungsténio e minerais associados num terreno de mais de 1185 hectares que atravessa os três concelhos.
O município de Penafiel explica que o anúncio em questão foi publicado sem que a Câmara tivesse sido previamente auscultada, algo que consideram “inadmissível”.
Adianta ainda que seriam afectadas as freguesias de Rio Mau e Lagares, que confinam com o Parque das Serras do Porto e que têm potencial paisagístico e turístico, além de valores arqueológicos que devem ser preservados.
A Câmara de Paredes também já avançou ter dado um parecer desfavorável a esta exploração.