André FerreiraOs vereadores do PS, apresentaram uma proposta para a aquisição de um veículo da tipologia Autoescada para ficar à disposição das nossas corporações de bombeiros.

A proposta reveste-se de grande importância, pois o único veículo que existia com estas caraterísticas ficou inoperacional há largos meses, e apesar das reivindicações apresentadas pelos responsáveis da instituição, no sentido da autarquia poder colaborar, até à data não encontraram eco.

A necessidade deste equipamento ficou mais que demonstrada, aquando do incêndio urbano que deflagrou recentemente, num edifício localizado na praça da escritaria, que, aliás, desalojou duas famílias penafidelenses, além de avultados danos materiais.

Estas situações colocam a nu algumas das nossas debilidades, devendo constituir para os diferentes agentes da sociedade, e designadamente à classe politica uma preocupação acrescida de molde a minorar possíveis danos futuros.

Imaginemos, que a ocorrência deste incêndio, tinha lugar numa das ruas ou artérias históricas da nossa cidade, com toda a certeza, que poderia atingir proporções mais graves, pelo que, a aquisição de um veículo desta natureza é imperiosa, constituindo um verdadeiro desígnio municipal.

Porém, o senhor Presidente entendeu chumbar a mesma, porque iria reunir com a tutela.

Todos sabemos, que não obstante a boa vontade da tutela, não tem sido prática dos sucessivos governos da república, comparticipar na medida do desejável neste tipo de equipamentos, o que aliás, aconteceu com corporações vizinhas de Penafiel.

Assim sendo, esta vontade do senhor presidente em reunir com a tutela atual (preocupação que não teve há uns meses atrás, quando até havia sintonia de cores políticas), mais não é, que adiar ou delegar nos outros o que devia merecer o seu empenho.

Foi pois, uma enorme irresponsabilidade o chumbo levado a cabo pela coligação Penafiel Quer, da proposta em causa.

Fizemos até referência a alguns orçamentos que solicitamos de veículos da mesma tipologia, (em bom estado, ainda que usados) e que rondaria valores na ordem dos € 120.000, que atenta a sua utilização, resolveria os problemas das nossas corporações, ao invés, de um veículo novo, que ascende a avultados milhares de euros.

O presidente da Câmara Municipal, não foi sensível aos argumentos dos vereadores da oposição, mas continua a fazer apostas onde a relação custo benefício não existe.

O atual presidente declinou a proposta dos vereadores da oposição de adquirir um veiculo autoescada para os nossos bombeiros, mas não se fez rogado em renovar o parque automóvel da presidência e vereação assim que tomou posse, preferiu também gastar milhares de euros numa obra arquitetónica (Bicha Serpe) onde a relação custo/benefício é nula, preferiu gastar € 40.000,00, num banco de jardim que carrega telemóveis, que já nem sequer funciona, gastou milhares de euros numa revista municipal para sua promoção pessoal, avaliza que o concelho de Penafiel, seja dos concelhos a nível nacional que mais ajustes diretos pratica, realizam-se obras, que volvidos poucos meses, apresentam fragilidades, e muito mais.

As nossas corporações mereciam que Câmara Municipal adquirisse uma autoescada, mas ainda acredito que o senhor Presidente, pelas pressões que estão a ser feitas, reverta a sua posição.

Seria bom para Penafiel que o fizesse!

Partilhar
Artigo anteriorIncineração
Próximo artigoEtiquetas
Vereador da Câmara Municipal de Penafiel pelo Partido Socialista