Entre os dias 18 e 24 de Maio, a Câmara de Paredes vai realizar, online, devido à pandemia, várias acções sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar em particular para o ecossistema, sustentabilidade ambiental, valorização e preservação do meio ambiente.
Segundo a autarquia, será relembrada a actividade do Horto Municipal e serão evocados dias comemorativas como o Dia Internacional do Fascínio das Plantas (18 de Maio), o Dia das Eco-Escolas Municipal (19 de Maio), o Dia Mundial das Abelhas e o Dia Europeu do Mar, celebrados a 20 de Maio e o Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural, que será comemorado a 21 de Maio com uma exposição de fotografia “Aves de Paredes” do fotógrafo José Fajardo.
Já o Dia Internacional da Biodiversidade será evocado a 22 de Maio com a Exposição “Árvores com história” – CRE Porto. O programa da “Semana do Ambiente” contempla ainda o Dia Mundial da Tartaruga (23 de Maio) e o Dia Europeu dos Parques Naturais que encerra o conjunto de iniciativas com a exibição do filme/documentário do Parque das Serras do Porto, no dia 24 de Maio, informa a mesma fonte.
Ao longo da semana serão ainda publicados nas redes sociais os eco-trilhos do território de Paredes, exposições fotográficas de espécies existentes no concelho e vários trabalhos realizados pelos alunos do projecto Eco-Escolas.
“O programa da semana do ambiente lança ainda vários desafios às 18 Eco-Escolas como a partilha de receitas saudáveis, o incentivo à sementeira de plantas, a publicação de fotografias, desenhos e colagens de abelhas como agentes polinizadores”, refere nota de imprensa.
A semana do Ambiente conta com parceiros diversos, desde a Ambisousa, CRE.Porto, ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Projecto Eco-Escolas, Sociedade Ponto Verde e Aprisof – Associação de Protecção dos Rios Sousa e Ferreira.