O município de Paredes deu início a um programa de exercício físico dirigido aos cidadãos que sofrem de doença da diabetes que envolve, para já, 18 participantes de cinco freguesias do concelho.

O programa, que se designa “Diabetes em Movimento”, envolve as freguesias de Lordelo, Sobreira, Cristelo, Baltar e Paredes e proporciona à população diabética sessões de exercício físico, com acompanhamento técnico.

As actividades decorrem três vezes por semana, entre os meses de Outubro e Junho, tendo a duração de 90 minutos. As aulas são gratuitas têm como palco o Pavilhão Municipal de Paredes, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h15 às 15h45.

O programa é coordenado pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a promoção da Actividade Física, com o apoio científico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, indica nota de imprensa.

Publicidade

Todos os participantes estão referenciados pelo respectivo médico de família e validados pelo director clínico do ACES – Vale do Sousa Sul.

As aulas são leccionadas por um técnico superior de desporto do município e contam com a presença de um enfermeiro do ACES.

Segundo a autarquia, é através destes profissionais de saúde, que  os participantes ficam a saber se reúnem os requisitos necessários para integrar o programa.

As fichas de inscrição são, posteriormente, enviadas para o director clínico, que analisa a candidatura e reencaminha para o director técnico.