No ano de 2020, mostram os contratos lançados no portal Base, a Câmara de Paredes investiu mais de um milhão de euros na aquisição de novas viaturas.
Foram adquiridas 14 viaturas de mercadorias para os serviços municipais, de sete e três lugares e com caixa, assim como duas viaturas de três lugares tipo furgão e quatro viaturas ligeiras de mercadorias de dois lugares, no valor de 267 mil euros (mais IVA). À lista de aquisições acresce uma viatura pesada de mercadorias de 90.500 euros (mais IVA), que ainda não foi entregue e servirá para transporte de material para obras.
Contactada a autarquia explica que algumas vieram “substituir veículos com mais de 20 anos” e outras são para reforçar a frota já que o município está a apostar “numa maior intervenção em obras de administração directa”, motivo pelo qual também tem vindo a reforçar o quadro de funcionários. Essas obras vão desde pavimentações a passeios, passando pela renovação de equipamentos escolares e manutenção de edifícios.
Por 155 mil euros (mais IVA) foi adquirida uma viatura ampliroll equipada com grua, para o serviço de Ambiente (recolha lixo), para reforço da frota. Chega em Fevereiro.
Foram ainda adquiridas duas viaturas ligeiras de passageiros, com cinco lugares, no valor de cerca de 62 mil euros (mais IVA), que, segundo a Câmara, vão substituir viaturas com mais de 20 anos que dão apoio aos gabinetes da vereação.
Em Dezembro, a Câmara também já tinha divulgado a aquisição de um mini autocarro de 30 lugares e de uma varredora urbana, que custaram 100.450 euros e 159.500 euros, mais IVA, respectivamente.
No total o investimento é de quase 835 mil euros, a que se soma o IVA, ultrapassando um milhão de euros. Estas viaturas foram adquiridas com recurso a financiamento bancário, aprovado em reunião de executivo e Assembleia Municipal.
Questionada, a Câmara de Paredes informa que, em 2021, estão ainda previstas a aquisição de mais uma viatura de caixa aberta (para colocação de equipamento de pintura de vias) e de quatro viaturas eléctricas.