“Isto é para dizer que o vosso esforço do ano passado valeu a pena. Estamos aqui para vos compensar. Continuem o vosso esforço”. Foi este o pedido deixado por Paulo Silva, vereador da Educação da Câmara Municipal de Paredes, na cerimónia da entrega das bolsas de estudo relativas ao ano lectivo 2018/2019. No total foram apoiados 75 alunos, do 10.º ano ao ensino superior, com 38.500 euros.
Durante a sessão, que decorreu na Casa da Cultura de Paredes, o autarca lembrou os projectos de combate ao insucesso escolar em curso e os investimentos feitos em escolas do concelho. “Estas bolsas são para estimular os alunos e reforçar aos pais a importância de acompanhar os filhos nos estudos”, frisou.
Já o presidente da Câmara de Paredes destacou o reforço realizado nas bolsas de estudo em relação ao ano anterior. O número de alunos apoiados subiu de 55 para 75. Da mesma forma, apontou, o valor do apoio aumentou dos 29.400 euros para os 38.500 euros. “À medida que formos melhorando as condições financeiras da câmara queremos continuar a incrementar estes números”, voltou a prometer Alexandre Almeida.
Estas bolsas de estudo, referiu, foram entregues a alunos de todas as escolas do concelho, “o que mostra a qualidade do ensino das nossas escolas e dos nossos alunos”. Foram premiados alunos de todas as freguesias do concelho à excepção da de Aguiar de Sousa.
Foram atribuídas 15 bolsas a alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino público (de 150 euros cada); 20 bolsas a alunos do ensino superior público e privado (no valor de 1.000 euros cada); 10 bolsas a operacionais (de 1.250 euros) ou filhos de operacionais das corporações de Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha (no valor de 1.000 euros).