Esta terça e quarta-feira, está a decorrer em Paredes uma sessão de trabalhos com 40 representantes de 11 países europeus, no âmbito do projecto europeu denominado EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, financiado e integrado no programa “Europa para os cidadãos – participação democrática e participação cívica”.
A Câmara de Paredes coordena este projecto e o foi o primeiro parceiro a promover uma acção internacional englobada na candidatura financiada com 150 mil euros por fundos europeus. Segundo a autarquia, é a primeira vez que um municipio português lidera um projecto deste tipo.
“Este projecto iniciou-se em Janeiro deste ano e terminará em Dezembro de 2019. Segundo os promotores, pretende-se envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG’s, a fim de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa”, refere nota de imprensa.
O objectivo dos encontros é fazer intercâmbios de boas práticas e de inovações no sector. “Paredes é hoje um território europeu aberto a estreitar relações com outras cidades, povos e diferentes culturas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, na sessão de abertura.
O projecto engloba, ainda, a Associação Walkotogether, Monomitos de Associação, a Câmara Municipal de Guadassuar, o Município de Demir Kapjia, a Câmara Municipal de Lezhe, Koine Soc. Coop. Social, Formação Alfabética, Appis, Asociacija Apkabink Europe, Canal Xano.
Entre os países ligados ao EU CAN estão a Albânia, Bélgica, Bulgária, Itália, Lituânia, Roménia, Grécia, Macedónia, Espanha e Portugal.