A Câmara de Paredes assinou um protocolo com a Associação Patudos de Paredes que tem como principal objectivo promover a divulgação de animais para adopção responsável.
Segundo a autarquia, o acordo visa a cedência das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo, de Vila Cova de Carros, para que a Associação de Patudos.
A associação tem, também, como propósitos a protecção e defesa dos direitos e bem-estar dos animais, possa desenvolver a sua actividade.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, realçou que esta parceria visa ajudar a construir uma estratégia que promova a adopção responsável dos animais abandonados.
Já o presidente da Associação Patudos de Paredes, Nuno Abreu, sublinhou que apesar da instituição não dispor de instalações que lhe permita dar resposta a todas as solicitações, a associação dispõe de condições para fazer face às suas necessidades.
O presidente da Associação Patudos confirmou que este protocolo vai permitir que a instituição disponha de condições para realizar um melhor trabalho, prestando cuidados de saúde e promovendo a adopção dos animais recolhidos.
O acordo atribuiu à Associação de Patudos de Paredes a responsabilidade por todas as despesas decorrentes do uso do espaço, não podendo utilizar o interior do edifício para a guarda/alojamento dos animais acolhidos.
O protocolo atribuiu, também, à associação a promoção da adopção dos animais incluídos no quadro de adopção do Serviço de Saúde Pública Veterinária do Município, apoiar e participar em iniciativas deste âmbito.
À autarquia compete proceder à recolha e captura de animais vadios ou errantes.