A Câmara de Lousada promove, a partir do próximo mês, uma nova configuração do ciclo de visitas ao Património, que adoptou a designação de “Pontos de Fuga”.
Segundo a autarquia, este novo ciclo compreende uma visão mais interactiva e lúdica do património, que pretende desenvolver caminhadas interpretadas por técnicos especializados, conferências e performances diferenciadoras, que vão além das já conhecidas visitas guiadas.
Pretende-se levar o munícipe a descobrir Lousada, nomeadamente os monumentos e sítios onde a acção intemporal do homem sobre a paisagem promove um diálogo que não se concretiza somente na observação, mas também por toda a envolvente que comunica e cristaliza fragmentos do passado.
Já no dia 23 de Fevereiro realiza-se a primeira actividade designada “Retábulos… Por trás do altar”.
O retábulo, a peça litúrgica assente atrás da mesa do altar, é um elemento que guarda e integra a arte e arquitectura a partir do século XII, tendo atingindo o seu apogeu no período Barroco.
A visita vai ter como pontos de visita o núcleo de Conservação e Restauro da Dalmática e a Igreja de São João de Covas (Lousada).
A actividade proporciona aos participantes a oportunidade única de observar algumas das peças de retábulos em fase de recuperação.