A Câmara de Lousada vai promover o circuito “Lousada a Correr 2018” iniciativa que tem como propósito organizar um campeonato anual de provas de atletismo no concelho, realizadas por colectividades ou outros e procedendo à classificação dos atletas.
“Será uma espécie de campeonato já que iremos ter várias provas a pontuar para uma classificação final”, frisou o vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, em declarações ao Verdadeiro Olhar.
O autarca destacou que este circuito tem duas finalidades, uma é promover a actividade física e outra é fazer com que mais atletas se inscrevam nas várias provas e incrementar as competições já promovidas pelo município.
“Esta iniciativa tem dois grandes objectivos. O primeiro é promover a actividade física e a corrida é umas das formas mais fáceis, versáteis e económicas de praticar actividade física, sendo fácil de incorporar na rotina diária, já que pode ser feita a qualquer hora, individualmente ou em grupo, e sem equipamento ou local especifico. O segundo é levar a que mais atletas se inscrevam nas provas que o concelho oferece”, expressou.
Referindo-se ao programa de provas que integram este circuito, o vereador reconheceu que a prática da actividade física além de ser uma dos propósitos da autarquia, tem ganhos acrescidos na qualidade de vida das pessoas.
“A actividade física é fácil de incorporar na rotina diária, já que pode ser feita a qualquer hora, individualmente ou em grupo, e sem equipamento ou local especifico, tem sido adoptada de uma forma cada vez mais equilibrada por ambos os sexos. Como única prática ou associada a outras actividades físicas são cada vez mais os que não dispensam a sua corrida uma ou mais vezes por semana”, assegurou, acrescentando que são cada vez mais os praticantes da participar em provas, na estrada ou fora dela. António Augusto acredita que que compete ao município motivar para a prática da actividade física em geral e da corrida em particular e promover o calendário de provas concelhias são dois dos objectivos deste Circuito.
Segundo o autarca, o programa é aberto a todos os cidadãos maiores de idade, de ambos os sexos, inscritos em clubes ou não, naturais ou residentes em Lousada. O circuito pode ser, ainda, realizado por representantes, atletas ou praticantes de clubes com sede no concelho de Lousada, filiados na Associação de Atletismo do Porto.
A circuito integra a Corrida de Carnaval de Lousada que se realiza no dia 11 de Fevereiro, a 100K Portugal (100k, 42k ou 10k); a Corrida AR Nogueira; a Street Cross Lustosa; a Corrida ADR Aveleda; a Halloween Night Run Aparecida; o Trail por Trilhos de Lousada – prova curta ou longa – e a Corrida São Silvestre de Lousada.
Quanto ao número de atletas que o município espera abranger neste programa, o responsável pelo pelouro do Desporto referiu que, no primeiro ano, é expectável que esse número possa ficar próximo da centena.
A participação no circuito é realizada através da plataforma electrónica que se encontra disponível na página de internet do município.