A saída de Cristina Moreira, até agora vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada, para o cargo de deputada à Assembleia da República levou a mexidas no executivo daquele município.
Manuel Nunes, vereador com os pelouros da Cultura (incluindo Arqueologia, Património Histórico e restante Património Cultural), Ambiente e Natureza, Obras Municipais, Gestão, Conservação e Manutenção de Equipamentos públicos e Espaço Urbano, Energia, Transportes, Mobilidade e Trânsito e Feiras e Mercados, assume agora a função de vice-presidente da autarquia lousadense. “A forma como encaro todas as responsabilidades autárquicas é a mesma, portanto na essência, manterei a postura e a disponibilidade para trabalhar em prol da qualidade de vida e do bem-estar comum”, comenta o vereador ao Verdadeiro Olhar.
Já Nelson Oliveira, chefe de gabinete do presidente da Câmara e candidato do PS nas últimas autárquicas no quinto lugar da lista, foi chamado a ocupar as funções de vereador.
Vai assumir exactamente os mesmos pelouros até agora tutelados por Cristina Moreira, nomeadamente Ação Social, Habitação, Família, Juventude, Promoção da Igualdade, Saúde, Defesa do Consumidor; Desenvolvimento Económico e Social (Turismo, Agricultura, Artesanato, Comércio, Indústria, Emprego, Empreendedorismo e Inovação).
Ao Verdadeiro Olhar, Nelson Oliveira adianta que os seus objectivos passam por dar “continuidade do excelente trabalho levado a cabo pela Dra. Cristina Moreira e dando particular importância ao apoio aos mais desfavorecidos, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com deficiência”.
Outra meta prioritária é aproveitar a Estratégia de Habitação Local apresentada nos últimos meses, em que Lousada vai à frente, para proporcionar a reabilitação de habitação para estratos carenciados. “Este financiamento vai permitir ajudar quem não tem habitação digna e Lousada tem o diagnóstico já feito, com necessidades avaliadas em 12 milhões de euros”, explica o autarca. A primeira reunião do novo vereador foi com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no Porto, para reafirmar a urgência das obras no Bairro Dr. Abílio Moreira, da inteira responsabilidade desta entidade. Já a autarquia, vai avançar com intervenção nas habitações sociais do município (em Cernadelo, Lustosa e Meinedo), refere.
Outra meta prioritária é aumentar a rede de creches em Lousada ao abrigo da recente abertura do programa PARES. “Vão ser apresentados projectos para cinco novas creches, a cargo de instituições locais, distribuídas por todo o concelho. São uma grande necessidade”, admite Nelson Oliveira, lembrando que o concelho é um dos mais jovens do país. Caso abram candidaturas para lares de idosos, no âmbito do mesmo programa, como se espera, o concelho também pretende aumentar a rede existente. O vereador garante ainda que vai dar uma particular atenção para o sector da Juventude.
Nelson Oliveira é licenciado em Psicologia Clínica, pós-graduado em Neuropsicologia Clínica e mestre em Gestão Autárquica. Foi deputado da Assembleia Municipal de Lousada entre 2009 e 2017.