Desde o início de Dezembro, a Câmara Municipal de Lousada já ofereceu cerca de três mil árvores aos munícipes que aderiram às campanhas “Plantar Lousada no Quintal” e “Plantar Lousada no Natal”.
“Passaram pelo Ecocentro (local onde se levantam as árvores) mais de 500 pessoas que levaram 3.000 árvores, uma média que ronda as 30 pessoas por dia”, explica a autarquia.
Recorde-se que o objectivo da Câmara de Lousada tem o objectivo de plantar 10.000 árvores no concelho até 2018 para “tornar o concelho mais verde, proporcionar melhor ambiente, favorecer a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida das populações”.
O último balanço dava conta de cerca de 4.500 árvores plantadas de 22 espécies diferentes e mais de 10 hectares de áreas degradadas intervencionadas. Nas muitas acções realizadas estiveram envolvidos mais de 700 voluntários e 25 instituições que contribuíram com cerca de 3.000 horas de trabalho solidário.
Agora, a Câmara Municipal lançou duas novas iniciativas. A “Plantar Lousada no Quintal” oferece árvores gratuitamente a qualquer munícipe que queira árvores nativas para florestar o seu jardim, quintal ou terreno. Já a “Plantar Lousada no Natal… Uma árvore para si!” conta com a colaboração da grande maioria dos estabelecimentos comerciais do concelho e, por cada compra superior a 35 euros, o cliente recebe um vale que pode trocar gratuitamente por uma árvore nativa, sendo que há 13 espécies disponíveis.
“Este ano, o Plantar Lousada pretende ir mais longe e chegar a mais pessoas. As motivações são reforçadas após os trágicos acontecimentos que marcaram o verão, pelo que Plantar se tornou palavra de ordem!”, defende o município em nota de imprensa.
Para os mais novos, a Câmara instituiu, através do programa de educação ambiental escolar BioEscola, a oficina BioNatal, que ensina práticas sustentáveis e em que todas as crianças participantes levam para casa um pinheiro de natal vivo e reutilizável por muitos e longos anos.
“A autarquia está comprometida com a sustentabilidade ambiental, e acredita que a verdadeira conservação da natureza só poderá ser concretizada através da participação e envolvimento de todos”, sustentam.