O município de Lousada e a Universidade de Aveiro estão envolvidos numa parceria internacional estratégica na área da educação ambiental. O projecto Imprint + visa a consciencialização para o impacto ambiental das acções quotidianas e a importância da sua compensação, refere a autarquia.
Este projecto envolve cinco países – Portugal, Espanha, Itália, Áustria e Irlanda – que se uniram para a redução da pegada ecológica. Trata-se de uma iniciativa a três anos, intitulada Imprinting an ecological compensation reasoning on society by means of young citizens – IMPRINT+ e financiada pelo programa Erasmus+, o instrumento da União Europeia no domínio da educação, formação, juventude e desporto.
O projecto é bastante abrangente. Inclui valências como a mobilidade e formação de alunos, professores, auxiliares educativos e técnicos autárquicos da área do ambiente num projecto-piloto demonstrativo das boas práticas no contexto da compensação da pegada ecológica “que terá Lousada como laboratório vivo, o envolvimento da sociedade para o mapeamento e correcção de áreas degradadas e um espírito de ‘competição saudável’ na disputa das equipas mais eficazes na compensação da pegada ecológica”.
O Imprint + culminará com um tutorial para o empreendedorismo verde, com o intuito de proporcionar aos jovens ferramentas para o auto-emprego, em projectos ambientalmente responsáveis, explica a Câmara de Lousada.