Mais uma vez, a Câmara Municipal de Lousada volta a implementar o Orçamento Participativo Jovem. A autarquia disponibiliza até 25 mil euros do seu orçamento para pôr em prática projectos apresentados por jovens.
No ano passado, o apoio foi para a “Renovação do Canil Municipal” proposta por Ana Catarina Gonçalves Oliveira, Inês Fernandes de Sousa, Daniela Machado Soares e Joana Inês Fernandes Garcia.
O período de apresentação de propostas para a edição deste ano já está a decorrer, até 9 de Novembro. Segue-se a fase de análise técnica, entre 10 a 21 de Novembro, decorrendo depois a votação, pela população jovem, entre 23 de Novembro e 31 de Dezembro. A sua apresentação da proposta vencedora acontece no início de Janeiro do próximo ano.
Este é um “projecto que pretende reunir opiniões e contributos junto da população jovem de Lousada, de forma a inscrever as suas ideias no Orçamento Municipal”, desenvolvendo a sua participação cívica, e ainda “estabelecer o diálogo entre os jovens e o executivo municipal, melhorando assim a qualidade de vida dos jovens, mediante a implementação de políticas públicas municipais adequadas às suas necessidades”, refere a autarquia.
Podem participar jovens entre os 14 e os 30 anos. As propostas podem ser apresentadas aqui, em formulário próprio, através do e-mail opj@nullcm-lousada.pt ou entregues num envelope fechado na Câmara Municipal de Lousada. A votação das propostas também será realizada no site do município.