Uma empresa de sucesso, um atleta olímpico, um grupo desportivo e cultural que mobiliza a freguesia em que se insere e os quatro agrupamentos de escolas do concelho, elogiando o seu trabalho na educação dos jovens lousadenses. Foram estes os medalhados deste ano da Câmara Municipal de Lousada. A sessão solene de Distinções Honoríficas decorreu, esta sexta-feira, no Auditório Municipal.

O presidente da autarquia destacou que, à semelhança do que já é tradição, trata-se de homenagear os que mais se distinguem na criação de valor para a comunidade. É um “acto de justiça com pessoas e instituições que têm engrandecido o concelho”, afirmou Pedro Machado.

Empresa de sucesso recebeu Medalha de Ouro

Este ano, foi atribuída uma Medalha de Ouro de Mérito Municipal e seis Medalhas de Prata.

A FAMO, por ser uma empresa que se reinventou, que mantém um grande número de postos de trabalho e é o sustento de muitas famílias e que é também um “exemplo de organização, qualidade e eficiência”, recebeu a Medalha de Ouro Municipal, justificou o presidente da Câmara.

“É uma honra, um orgulho e um estímulo para todos os que trabalham na FAMO”, reconheceu Roberto Branco, administrador da empresa que dá trabalho a cerca de 300 funcionários, sendo 200 desses postos de trabalho no concelho. “Queremos continuar o caminho de crescimento”, assegurou.

Com a Medalha de Prata foram distinguidos os agrupamentos de escolas, que são o garante da formação de crianças e jovens. Coube a Ernestina Sousa falar em representação de todas as direcções. “Esta é uma medalha atribuída à educação do concelho. E uma responsabilidade. Temos que fazer cada vez mais e melhor”, referiu a docente. “Queremos que o concelho esteja na linha da frente da educação. Tornar os alunos mais ambiciosos e formar cidadãos dinâmicos e interventivos. É um trabalho aliciante e difícil”, confessou. Por fim, Ernestina Sousa salientou que a medalha premeia o esforço de todos: desde professores a funcionários, encarregados de educação, pais e alunos.

Pedro Machado destacou ainda a distinção do Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estevão, que dinamiza a freguesia em que se insere, e de um atleta olímpico “que sempre se orgulhou do concelho onde nasceu”.

“São exemplos. Estamos a destacar o que de melhor existe em Lousada”, garantiu o autarca.

 

Medalha de Ouro de Mérito Municipal

Câmara de Lousada atribuiu MedalhasFAMO – Indústria de Mobiliário de Escritório – está prestes a completar 70 anos de existência e é uma referência no tecido económico local e nacional. Fundada em 1947, numa base familiar e tradicional a empresa prolongou ao longo de três gerações uma marca única e exemplar no mercado português do mobiliário hospitalar e de escritório, refere a autarquia. A FAMO tem sabido inovar e produz artigos de grande qualidade; honra os seus compromissos com clientes, fornecedores e funcionários; é uma empresa exportadora e emprega um elevado número de trabalhadores, contribuindo, de forma significativa, para o equilíbrio das famílias e desenvolvimento do concelho.

 

Medalhas de Prata de Mérito Municipal

Câmara de Lousada atribuiu MedalhasJosé Magalhães – é lousadense, natural de Vilar de Torno e Alentém, e destacou-se como atleta olímpico, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atlanta. “Representou Portugal por 17 vezes na especialidade de Marcha, e registou presenças nos Campeonatos do Mundo de Gotemburgo, em 1995, e de Atenas, em 1997, nos campeonatos da Europa de Budapeste em 1998, e em várias Taças do Mundo e da Europa”, recorda o município. De 2000 a 2005 integrou campeonatos internacionais de veteranos, sagrando-se campeão mundial de Estrada, campeão europeu de Estrada, por duas vezes, e de Pista Coberta.

Câmara de Lousada atribuiu MedalhasGrupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão – tem desempenhado uma importante acção desportiva e social e está perto de completar 35 anos de existência. Destaca-se na organização e participação em torneios de Futebol e de Futsal e na realização de provas de Atletismo, caminhadas e provas de BTT. Tem tido todos os anos aumento do número de jovens praticantes de desporto. “Há também a registar a conquista da taça concelhia de futebol em 2014/2015, época em que a equipa feminina de futsal também arrecadou a Taça de Lousada, para além de uma participação muito positiva na Liga do Vale do Sousa e Tâmega, e na Taça JOMA”, justifica a autarquia.

Agrupamentos de Escolas do concelho

Medalhados pelo “importante papel que têm exercido no desenvolvimento académico, físico, psicomotor, afectivo e social das nossas crianças e dos nossos jovens”, diz a Câmara. “Os agrupamentos de escolas assumem-se como elementos preponderantes no desenvolvimento do concelho e na formação das novas gerações com espírito crítico e inovador, estimulando a criatividade, o trabalho cooperativo e a participação democrática”, justifica a autarquia.

  • Agrupamento de Escolas de Lousada – constituído a 6 de Julho de 2012 pela fusão do Agrupamento de Escolas de Lousada Centro e da Escola Secundária de Lousada. É constituído por sete equipamentos escolares.
  • Agrupamento de Escolas Lousada Oeste – Está sedeada na EB 2,3 de Nevogilde que abrange as freguesias de Casais, Covas, Figueiras, Lodares, Nespereira e Nevogilde.
  • Agrupamento de Escolas Lousada Este – Criado em 2002 actua em cinco freguesias: Caíde de Rei, Cernadelo, Meinedo, Torno e Vilar do Torno e Alentém. Está sedeada na EB 2,3 Lousada Este.
  • Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca – É composto por 12 estabelecimentos de ensino actuando em nove freguesias: Alvarenga, Macieira, Nogueira, S. Miguel, Silvares, Aveleda, Lustosa, Santo Estevão e Sousela.

Câmara de Lousada atribuiu Medalhas

Câmara de Lousada atribuiu MedalhasCâmara de Lousada atribuiu MedalhasCâmara de Lousada atribuiu Medalhas