Câmara de Lousada atribui Medalha de Ouro à FAMO

Durante a sessão solene de distinções honoríficas que vai decorrer na próxima semana. Serão ainda distinguidos os agrupamentos de escolas de Lousada, Lousada Oeste, Lousada Este e Dr. Mário Fonseca, o lousadense José Magalhães e o Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão.

0

A Câmara Municipal de Lousada realiza, no próximo dia 29, mais uma Sessão Solene de Distinções Honoríficas, no Auditório Municipal, a partir das 18h30.

A Medalha de Ouro de Mérito Municipal será, este ano, entregue à FAMO – Indústria de Mobiliário de Escritório. Já os agrupamentos de escolas de Lousada, Lousada Oeste, Lousada Este e Dr. Mário Fonseca, o lousadense José Magalhães e o Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão vão receber a Medalha de Prata.

A FAMO “afirma-se como uma referência no tecido económico local e nacional”, estando prestes a completar 70 anos de existência, justifica a Câmara em nota de imprensa explicando porque a vai agraciar com a Medalha de Ouro. A empresa familiar, fundada em 1947, “prolongou ao longo de três gerações uma marca única e exemplar no mercado português do mobiliário hospitalar e de escritório”, refere a autarquia.

Já a Medalha de Prata vai ser atribuída ao atleta lousadense José Magalhães, natural de Vilar de Torno e Alentém, que se destacou como atleta olímpico, participando, nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atlanta. “Representou Portugal por 17 vezes na especialidade de Marcha, e registou presenças nos Campeonatos do Mundo de Gotemburgo, em 1995, e de Atenas, em 1997, nos campeonatos da Europa de Budapeste em 1998, e em várias Taças do Mundo e da Europa”, recorda o município. De 2000 a 2005 integrou campeonatos internacionais de veteranos, sagrando-se campeão mundial de Estrada, campeão europeu de Estrada por duas vezes e de Pista Coberta.

Também vão ser medalhados os agrupamentos de escolas de Lousada pelo “importante papel que têm exercido no desenvolvimento académico, físico, psicomotor, afectivo e social das nossas crianças e dos nossos jovens”, diz a Câmara. “Os agrupamentos de escolas assumem-se como elementos preponderantes no desenvolvimento do concelho e na formação das novas gerações com espírito crítico e inovador, estimulando a criatividade, o trabalho cooperativo e a participação democrática”, acrescenta nota de imprensa.

Por outro lado, será distinguido o Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão que tem desempenhado uma importante acção desportiva e social e está perto de completar 35 anos de existência. “Há também a registar a conquista da taça concelhia de futebol em 2014/2015, época em que a equipa feminina de futsal também arrecadou a Taça de Lousada, para além de uma participação muito positiva na Liga do Vale do Sousa e Tâmega, e na Taça JOMA”, justifica a autarquia.