A Câmara de Lousada assinou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração com o Governo Regional do Príncipe.
O protocolo tem como objectivos estabelecer uma parceria permanente e colaborativa entre o Governo da Região Autónoma do Príncipe e o município de Lousada, em actividades ou sectores como a conservação da natureza e biodiversidade, áreas protegidas, turismo sustentável, promoção do desenvolvimento local, capacitação e apoio técnico entre outras.
O acordo abrange, também, as áreas de educação e informação, quer de natureza científica quer orientada para o público em geral.
Citado em comunicado, o presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra revelou que o protocolo assinado com o município de Lousada se reveste de importância acrescida para o seu Governo Regional, afirmando estar receptivo à assinatura de outros acordos.
”Esta parceria na área do ambiente e da biodiversidade, que hoje tem início, é de extrema importância para nós. Pensamos, inclusivamente, em firmar outros projectos”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, salientou o facto de um território como o de Príncipe considerar Lousada um caso de sucesso e querer adoptar muitas das práticas seguidas pelo executivo lousadense. “É uma honra assinar este protocolo de cooperação, que, certamente, vai trazer mais-valias para o concelho”, sustentou.
Refira-se que Lousada celebrou o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade em 2017, continuando, no entanto, o município a desenvolver iniciativas e projectos nesta área, fomentando várias acções que têm contado com o apoio da comunidade local.