A Câmara de Lousada apresenta, segunda-feira, pelas 18h00, na Casa das Videiras, o Biosénior, um novo projecto social para os Movimentos Seniores de Lousada, uma iniciativa do pelouro da Acção Social em parceria com o pelouro do Ambiente.
Segundo Nelson Oliveira, vereador responsável pelo pelouro da Acção Social, este projecto tem como finalidade envolver os mais velhos, o ambiente, as suas experiências de vida e a relação com a natureza.
“É um projecto social e ambiental que promove a interligação do público mais velho com experiências ambientais e a promoção de comportamentos sustentáveis. Pretende-se trazer toda a sabedoria de outros tempos e vivências das pessoas menos jovens para os dias de hoje. Julgo que ao longo dos anos, fruto da evolução económica sentida no país, deixamos de nos preocupar com o meio ambiente, promovemos o uso dos plásticos entre outros materiais e não nos preocupamos em acondicionar e separar os resíduos. Antigamente, em tempos com grandes dificuldades, tudo era aproveitado e devidamente acondicionado, nomeadamente para usufruto da agricultura”, disse, sustentando que o projecto pretende fazer uso da experiência e saber acumulado dos mais idosos na sua relação com o meio ambiente.
“Esses comportamentos foram-se perdendo e estamos agora à beira de uma crise climática. Contudo, a sabedoria dos mais velhos também nos pode ensinar muita coisa, a par dos conhecimentos técnicos da equipa que irá trabalhar com os Movimentos Seniores. Julgo que teremos um projecto pioneiro no país e numa área fundamental para o nosso futuro”, concretizou.
“Pretendemos utilizar todo o conhecimento técnico que dispomos e todo o trabalho que tem vindo a ser feito, para utiliza-lo junto de um público que até agora pouco contacto tinha tido com estas práticas em Lousada”
Falando da necessidade de avançar com este projecto, o autarca destacou que Lousada tem vindo a ser reconhecida internacionalmente pelas suas boas práticas no ambiente.
“Pretendemos por isso, utilizar todo o conhecimento técnico que dispomos e todo o trabalho que tem vindo a ser feito, para utiliza-lo junto de um público que até agora pouco contacto tinha tido com estas práticas em Lousada. Já intervimos nos públicos mais jovens através do BioEscola entre outros projectos. A população activa tem participado recorrentemente nas nossas actividades, seja o Plantar Lousada ou até usufruído de projectos como o Lixo Sustentável. Faltava-nos aqui um outro público alvo e talvez o mais rico em conhecimentos sobre a matéria, dado que antigamente tudo era aproveitado de diversas formas”, manifestou, sublinhando que a autarquia quer fazer esta interligação social e ambiental com o apoio do pelouro do Ambiente.
Questionado sobre as actividades que estão previstas realizar no âmbito do projecto, esclareceu que as propostas serão conhecidas apenas na segunda-feira, no âmbito da apresentação do projecto.
O vereador avançou, ainda, que todos os projectos ambientais são abraçados para a generalidade da população, mas este em particular, assim como foi o caso do Bioescola, tem um público alvo definido.
O projecto está integrado no âmbito do Ano Municipal da Acção Climática.