Já há 30 seniores que estão a ser acompanhados pela Unidade Móvel – Saúde em Movimento da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Segundo a autarquia, outros 20 casos estão já sinalizados.
Esta unidade destina-se a prestar cuidados multidisciplinares de natureza preventiva, promoção da saúde e segurança, reabilitação e apoio psicológico e social. O objectivo é chegar a pessoas com mais de 65 anos em situação de isolamento, social e/ou geográfico, e pessoas em idade activa portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
“Através desta unidade, a autarquia contribuiu para diminuir as diferenças na acessibilidade aos cuidados de saúde das pessoas idosas e/ ou com dependência, que vivem isoladas, promover a prestação de cuidados de saúde em proximidade, diminuir o isolamento social através do apoio psicossocial e identificar critérios de fragilidade e vulnerabilidade, actuando em conformidade”, sustenta nota de imprensa.
Este projecto tem um protocolo com a Secção de Programas Especiais (Idoso em Segurança) da Guarda Nacional Republicana, permitindo uma estreita proximidade na sinalização e intervenção com os idosos considerados em situação vulnerável, sendo efectuadas visitas domiciliárias em conjunto.