A Câmara de Valongo vai lançar o concurso para a construção de um complexo de piscinas ao ar livre, de uso público, integrado na área da Quinta do Passal localizada na União das Freguesias de Campo e Sobrado.
O projecto contempla “uma piscina para adultos de recreio e diversão, e outra para crianças, ou chapinheiro, assim como por todas as instalações necessárias”, incluindo espaços para apanhar sol. Está prevista, segundo a proposta aprovada em reunião de executivo, capacidade para 540 banhistas.
O preço base é de 1,43 milhões, valor a que acresce ainda o IVA, e o prazo de execução da obra é de um ano. Lançado o concurso, as empresas têm 36 dias para apresentar propostas.
A autarquia recorda que esta empreitada já tinha sido lançada a concurso em Agosto do ano passado, mas depois de pedidos esclarecimentos por empresas interessadas, o júri deliberou suspender o prazo de entrega das propostas por verificar “que estavam omissos alguns equipamentos da piscina, essenciais ao correcto funcionamento, sendo necessário reformular os projectos de arquitectura, estabilidade, redes hidráulicas e instalações eléctricas para suprir as falhas detectadas”. Isso aumentou o valor expectável da obra de um milhão para o valor base actual, 1,43 milhões. Foi, por isso, revogada a decisão de contratar e aprovado novo concurso público.
A piscina ao ar livre ficará na referida Quinta do Passal, próxima da Igreja de São Martinho de Campo, Centro Social e Paroquial de Campo, Centro Cívico de Campo e rio Ferreira.
Além dos tanques e espaços para apanhar sol, a obra contempla vestiários, balneários e instalações sanitárias para os banhistas assim como para o pessoal encarregado de manutenção e administração, bilheteira, gabinete de primeiros socorros, local para depósito de vestuário dos banhistas, zonas de serviços técnicos, e ainda um bar de serviço aos utentes da piscina e aos utentes da Quinta do Passal, com esplanada.