A Câmara Municipal de Valongo “anda, há meses, a tentar negociar a compra da Casa do Visconde de Oliveira do Paço”, situada na Freguesia de Sobrado, avançou o autarca na última Assembleia Municipal. A informação foi veiculada, depois de o PAN ter apresentado uma moção para a aquisição e recuperação do imóvel. José Manuel Ribeiro” diz que intervenção do partido das ‘Pessoas dos Animais e da Natureza’ não foi oportuna, porque “pode ter estragado as negociações”.
Para Sónia Coutinho, deputada do PAN, a aquisição, reconstrução e requalificação do imóvel “é uma prioridade”, sendo que o edifício tem “marcas arquitectónicas únicas” e deve ser aproveitado pelo município, de forma a transformá-lo “num espaço de eventos culturais” que sirva Valongo.
A moção do PAN acabou por ser rectificada, incluindo apenas a utilização do edifício como espaço cultural. O documento foi aprovado por unanimidade
A Casa do Visconde de Oliveira do Paço, que se enquadra na corrente de construção dos torna-viagens, foi mandada construir em 1864 pelo benemérito e está à venda. Recorde-se que foi a residência do primeiro Visconde de Oliveira do Paço, um dos grandes homens que ajudou, não só da freguesia de Sobrado, mas o concelho de Valongo.
António Martins de Oliveira foi um dos grandes ilustres juízes da festa da Bugiada e Mouriscada. Contribuiu para a construção do cemitério de Sobrado e posterior alargamento, e auxiliou ainda o Hospital Maria Pia, no Porto.