Segundo os dados divulgados pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018, a Câmara de Paços de Ferreira é a que tem menor número de funcionários na região, 413 ao todo. Seguem-se a Câmara de Valongo, com 539 pessoas, e a de Paredes, com 577 trabalhadores. Já os municípios de Lousada e Penafiel surgem como os que mais pessoas empregam, 610 e 617, respectivamente.

Mas os dados relativos à população disponibilizados no mesmo relatório sobre a população de cada concelho permitem também calcular o número de funcionários existentes por cada mil habitantes.

Nesse campeonato, a Câmara de Valongo vai à frente, tendo 5,6 trabalhadores para cada mil dos seus mais de 96 mil habitantes. Proporcionalmente, vêm depois Paredes e Paços de Ferreira, com 6,7 e 7 trabalhadores por mil habitantes. Em Penafiel, são 8,8 os funcionários públicos para servir cada mil dos quase 70 mil habitantes do concelho. Por fim, Lousada tem o maior número de funcionários por cada mil habitantes da região: 13.

Infografia: Verdadeiro Olhar | Dados: Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018

O Anuário refere ainda, no que toca a Despesa com Pessoal dos municípios, que é “a rubrica de despesa com maior vo­lume de pagamentos e, consequentemente, com maior peso na despesa paga”. No ranking dos 35 municípios com menor peso das des­pesas pagas com pessoal na despesa total estão três da região.

Paredes é o 9.º município do país com menor peso das des­pesas pagas com pessoal na despesa total. O valor passou de 26,4%, em 2017, para 16,9%, em 2018. Nesta lista está ainda Valongo, que passou de 32,7% para 19,9% no mesmo período. Em Paços de Ferreira apesar de reduzida a despesa com pessoal nas despesas totais subiu ligeiramente, de 18,6% para 21%.

Publicidade