A Câmara Municipal de Penafiel viu as contas de 2022 aprovadas em Assembleia Municipal, com um investimento a atingir os “21,6 milhões de euros”. Já a execução orçamental, “no limiar dos 70%, foi a melhor de sempre do município”, destaca a autarquia, em comunicado.
“Nos últimos 10 anos, e de acordo com o anuário financeiro das autarquias portuguesas, Penafiel é o oitavo com o maior volume de investimento per capita, ou seja, dos 308 Municípios, Penafiel é o oitavo que mais investe por cada habitante”, garante a autarquia.
Por outro lado, destaca o facto de o serviço de divida “baixar consecutivamente”, tendo Penafiel gasto neste domínio “cerca de 30 mil euros”, assegurando que, ainda este ano, “vai ainda liquidar dois empréstimos de médio e longo prazo”.
A edilidade, que diz sentir o peso das recentes subidas das taxas de juro, revela, no entanto que, esta “liquidação dos empréstimos vai contribuir para fazer crescer a saúde financeira da Câmara Municipal”.
Também os pagamentos em atraso “tiveram uma redução acentuada de mais de meio milhão de euros, valor bastante superior ao legalmente determinado”, frisa a edilidade.
Citado na nota de imprensa, o presidente da autarquia reforça a “boa saúde financeira” de Penafiel, ao ver aprovadas as “melhores contas de sempre, desde que há um sistema de contabilidade organizada nos municípios”.
Antonino de Sousa transmite que estes números evidenciam “um percurso de estabilidade orçamental”, que transparece pela redução da dívida, ao mesmo tempo que continua a fazer “investimentos importantes para o concelho”, não onerando as gerações futuras.