A Câmara de Paredes assinou, ao final desta manhã, 14 contratos de investimentos com  várias empresas do concelho e outras que se vão deslocalizar do Porto e Paços de Ferreira para Paredes.

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, destacou que o montante global dos investimentos anda muito próximo dos 20 milhões de euros estando prevista a criação de 200 postos de trabalho.

“Estamos a falar de um investimento significativo no concelho, de empresas que não são apenas do mobiliário, mas de outros sectores, do turismo e de outras áreas, o que evidencia uma preocupação pela diversificação empresarial. Estamos, também, a falar de empresas que estão a aumentar as suas instalações, que estão a deslocalizar-se para o município e ainda da captação de empresas que não são do concelho que viram aqui uma oportunidade para investir”, disse.

Falando da assinatura destes 14 contratos de investimento, o chefe do executivo realçou que é fundamental estreitar relações com o tecido empresarial local, contribuindo para a sua requalificação e modernização.

“É um esforço que estamos a fazer. Apesar de o mobiliário continuar a ser o nosso ‘core business’ o facto de estarmos a apostar na diversificação em domínios como a metalomecânica tem um valor acrescentado para nós é motivo de satisfação”, acrescentou.

Câmara quer adquirir totalidade do Parque Industrial Parada-Baltar

O autarca afiançou, também, que é objectivo do seu executivo assumir a gestão do Parque Industrial Parada-Baltar.

“Temos estado em negociações com a Paredes Industrial, empresa que gere o parque industrial Parada/Baltar, no sentido de chegarmos a acordo para adquirir o Parque Industrial Parada-Baltar. O que está em cima da mesa é que seria um pagamento faseado da posição que eles assumem porque não tínhamos condições de fazer esse investimento de uma vez só. Chegando a acordo e havendo possibilidades de fazermos um pagamento faseado seria nossa intenção ficarmos com o controlo a 100% da empresa porque aí teríamos flexibilidade na captação de empresas e teríamos de avançar com novas fases nesse parque industrial que irão obrigar a novos investimentos em infra-estruturas”, revelou, salientando que a câmara necessita de adquirir 51% do capital para assumir uma posição dominante.

Quanto aos valores da aquisição, o responsável pelo executivo municipal expressou que o processo está em fase de negociação.

“Os valores não os posso divulgar porque estamos ainda em processo negocial, mas trata-se de um montante significativo, mas tendo em conta a área de terreno que lá existe para nós era interessante fazer este esforço financeiro porque nos dá mais flexibilidade na fixação de novas empresas”, frisou, sustentando que há mais de 200 mil metros quadrados de terreno disponível e mais de metade dos terrenos por ocupar.

Empresários destacam vitalidade económica de Paredes

Do lados dos empresários, foram vários os que justificaram a vitalidade económica do concelho e do tecido empresarial do município como razão para assinar os contratos de investimentos.

José Pedro Fontes, empresário do Porto, responsável da empresa Sports & You, Eventos Desportivos Lda, ligada ao desporto automóvel, dedicada à competição e realização de acções e eventos e responsável pela realização de vários campeonatos na Europa, afiançou que a empresa optou por ter umas instalações maiores em Paredes.

“Temos uma área de montagem  de carros para a Peugeot e para A Citroen e, como a empresa nasceu em Baltar, passamos  algum período em Campo, Valongo, mas verificamos que a Câmara de Paredes foi a que mais se interessou pelo nosso projecto, que mais força fez para fazermos aqui as novas instalações e isso motivou-nos”, afirmou, adiantando que a Sports& You é a única empresa a nível nacional que faz esta actividade a “full time”, reconhecendo que o facto do município ser um território com tradição no mundo do desporto automóvel contribuiu para que a empresa optasse por investir em Paredes.

José Pedro Fontes assumiu que é expectável que a nova unidade em Paredes venha a criar mais postos de trabalho. “Estamos ainda na fase de projecto, nos próximos meses queremos fechar o projecto e gostaríamos muito de no próximo ano começar já a construir”, assegurou.

“As empresas têm os seus investimentos, os empresários têm que olhar para as oportunidades e nesse sentido acedi em assinar este contrato de investimento num concelho que tem uma câmara que evidencia querer apoiar as empresas locais”

Domingos Barros, um conhecido empresário do concelho e da região, reconheceu que este acordo é mais um contributo para ajudar as empresas do concelho, conhecidas pela sua vitalidade e empreendedorismo.

“As empresas têm os seus investimentos, os empresários têm que olhar para as oportunidades e nesse sentido acedi em assinar este contrato de investimento num concelho que tem uma câmara que evidencia estar a apoiar as empresas locais, um território muito dinâmico que apesar das dificuldades tem excelentes empresários que têm dado mostras de dar o seu melhor e cujas empresas são conhecidas não apenas no país, mas também a nível internacional”, confessou.

Mário Leite, da Fenabel, empresa familiar e fabricante líder no mercado de cadeiras, situado em Rebordosa, que fez recentemente 25 anos no concelho, esclareceu que a assinatura deste contrato de investimento vai permitir que a empresa, que tem vindo a crescer nos últimos anos, possa mudar para uma unidade nova a ser construída na cidade de Rebordosa.

“Aproveitamos esta oportunidade, as ajudas da autarquia pois só assim é possível ter sucesso. Trata-se de um investimento fundamental para a empresa. Para já é uma aposta meio ganha, estamos a trabalhar para que seja ganha por inteiro. A nossa empresa já tem alguma dimensão no concelho e a ideia é torná-la maior e continuar a crescer”, expressou. asseverando que o objectivo das novas instalações é melhorar o processo industrial e obter maiores rentabilidades.

Publicidade