Há cerca de 20 casas, em estado de degradação, abandonadas e/ou “totalmente” devolutas há vários anos, no Bairro da Cadeia que servia o Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, na Seroa, em Paços de Ferreira.
A Câmara Municipal diz que está disposta a assumir a gestão deste património, que é do Ministério da Justiça, para o “devolver à comunidade”.
“Estas casas são propriedade do Ministério da Justiça e desde, pelo menos, de 2016, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem sido pressionada pelos Órgãos de Comunicação Social para se pronunciar sobre o estado de abandono do conjunto de habitações (casas de função) a que se referem os artigos matriciais, urbanos, n.ºs 293 a 312, da freguesia de Seroa, que integram o denominado Bairro da Cadeia, localizado junto ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira”, explica a autarquia.
“Para o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, a necessidade de habitação neste concelho e a permanente e acelerada degradação de toda aquela área habitacional deve merecer, por parte do Ministério da Justiça, uma especial atenção”, acrescenta a mesma fonte.
Num artigo de opinião publicado num jornal nacional, Humberto Brito, que falava dos investimentos municipais para promover a habitação no concelho, diz que tem instado o Governo a resolver esta situação e assume “a disponibilidade de a Câmara Municipal assumir a gestão desse património habitacional, para que ele seja disponibilizado à comunidade”.