Mais de oito mil alunos, que frequentam as escolas públicas de Paços de Ferreira, do pré-escolar ao 12.º ano, vão ter refeições gratuitas durante o próximo ano lectivo.
Para já, estão garantidas as Actividades de Animação e Apoio à Família na Educação Pré-Escolar e o Serviço de Refeições, no primeiro ciclo do ensino básico, avançou hoje a autarquia, após assinar um protocolo de colaboração os Centros Sociais e Paroquiais de Frazão/Arreigada, Ferreira e Penamaior e, ainda, com as associações Paços 2000 e Pais das Escolas Básicas de Penamaior e de Freamunde. Já as refeições dos alunos dos segundo e terceiro ciclos, assim como do secundário, estão a ser alvo de um concurso público que deverá estar concluído nas próximas semanas, garante o município.
No comunicado, a edilidade lembra o esforço financeiro que esta contribuição representa para os cofres municipais, “fruto do aumento significativo dos preços das refeições previsto para o próximo ano lectivo”. Mas é um apoio importante, sobretudo “numa conjuntura em que o aumento da inflacção continuará a reduzir as disponibilidades económicas das famílias”.
No caso de pais com dois filhos, este apoio pode representar uma poupança de “120 euros mensais”, frisa a Câmara.
O executivo municipal também se compromete a garantir o transporte escolar gratuito, acrescentando que vai disponibilizar autocarros para a realização de visitas de estudo, sem qualquer custo para os pais.
Por último, promete lançar o projecto “Vamos aprender a nadar” que se destina a todas as crianças do terceiro e quarto ano, e que, à semelhança do anterior, sairá apenas dos cofres municipais.