Câmara de Lousada recebe Selo de Mérito por “cuidar dos cuidadores informais”

24 autarquias distinguidas no país na 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

0

A Câmara de Lousada é uma das 24 do país que vai receber um Selo de Mérito por ter projectos para cuidar dos cuidadores informais.

Segundo nota de imprensa, “foram, ao todo, 50 as propostas apresentadas no âmbito da 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

De acordo com este Movimento, as principais necessidades detectadas nos cuidadores informais são a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), e necessidade de receber formação específica em algum aspecto do processo de cuidar (41,2%).

Além de Lousada, são distinguidas as autarquias de Almada, Arruda dos Vinhos, Cascais, Cantanhede, Coruche, Esposende, Gondomar, Loures, Machico, Marco de Canaveses, Mirandela, Odemira, Oeiras, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Santa Maria da Feira, Sesimbra, Tavira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vila Verde.

Recorde-se que a Câmara de Lousada e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada assinaram um protocolo para a criação de uma bolsa de cuidadores designada “Lousada Cuida”. A meta é ter cuidadores “formais” a substituir os cuidadores informais por algumas horas, dando-lhes algum descanso, permitindo que vão, por exemplo, a uma consulta ou dar um passeio.