A Câmara de Lousada vai comparticipar os exames médicos desportivos e os seguros aos clubes e associações do concelho, num investimento superior a 80 mil euros, medida que abrange 2.700 atletas, informou a autarquia. O apoio é idêntico ao concedido no ano passado.

Segundo a mesma fonte, a comparticipação engloba 40 associações desportivas do município que tenham nas suas estruturas atletas federados nas camadas jovens e seniores.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, justificou a atribuição deste montante aos clube e associações com a obrigatoriedade dos clubes e das  associações terem de realizar os exames médicos e seguros, representando este investimento um esforço financeiro acrescido para as colectividades do concelho, atletas e respectivas famílias.

O autarca revelou que esta medida além de representar um incentivo para as associações e respectivos atletas, tem como finalidade fomentar a prática desportiva, por um lado, e impedir que nenhum atleta deixa de fazer ou praticar desporto por condicionalismos de ordem económico-financeira.

As modalidades desportivas abrangidas pelo acordo firmando entre a autarquia e as associações vão desde o futebol, pesca desportiva, futsal, atletismo, hóquei em campo, dança, ténis, ténis de mesa, automobilismo, basquetebol, patinagem, motociclismo, entre outras.

O desporto adaptado (natação e ténis de mesa) estão, igualmente abrangidos por este protocolo.