A Câmara de Valongo aprovou, na última reunião de executivo, um apoio de quatro mil euros ao Atlético Clube Alfenense, “para fazer face às despesas que o clube suporta devido à falta de balneários no Estádio Municipal de Alfena”.
Em causa está a despesa extra que o Alfenense tem de suportar com os banhos de 400 atletas nas suas próprias instalações.
De acordo com a proposta, apesar de a Câmara de Valongo ter adquirido o estádio do Atlético Clube Alfenense, dotado de relvado sintético, iluminação e bancada, este carece ainda “de balneários e wc ‘s públicos de forma a reunir condições normais de funcionamento, permitindo também a realização de jogos oficiais para alguns escalões”.
Este processo de construção de balneários e casas de banho tem sofrido atrasos, reconhece o município, sendo que “o Alfenense, tendo vindo a assegurar, nas suas instalações, o banho dos cerca de 400 atletas, por semana, gerando uma despesa de gás acrescida e não prevista para o clube”.
“Pese embora o Município tenha celebrado, à semelhança do que faz com as demais associações desportivas, um contrato programa de desenvolvimento desportivo pelo qual atribui um, um valor anual de aproximadamente 8.000 euros, este não é suficiente, nem previa, o acréscimo de despesa agora suportado pelo clube”, esclarece a proposta aprovada.
Por isso, a Câmara decidiu aceder ao apelo de apoio financeiro do clube “para minimizar o acréscimo das despesas de gás, derivadas da falta de balneários no Estádio Municipal de Alfena e de forma a conseguir manter a inscrição na modalidade do futebol dos cerca de 400 atletas, maioritariamente crianças e jovens”.