A Câmara Municipal de Lousada criou um Fundo de Apoio Social para ajudar a combater as desigualdades no concelho. Este fundo vai ser alimentado pelas receitas dos eventos que integram o Ano Municipal da Solidariedade, lançado na passada sexta-feira. As verbas angariadas com as entradas do concerto de Pedro Abrunhosa já reverteram para este fundo.

Outro projecto a implementar é o Cartão Eco-Social que pretende envolver a população na prática da reciclagem de lixo doméstico. Quanto mais entregas de resíduos recicláveis uma família registar no cartão mais causas sociais vai poder apoiar.

“Uma das grandes prioridades deste executivo é a aposta no auxílio aos mais necessitados e, este ano, decidimos reforçar o combate às desigualdades sociais”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado.

 

Várias iniciativas solidárias já agendadas

A abertura oficial do Ano Municipal da Solidariedade arrancou com um concerto de Pedro Abrunhosa num Auditório Municipal cheio. As receitas angariadas com os bilhetes deste concerto já reverteram para o Fundo de Apoio Social.

Para assinalar este Ano, já se encontram agendadas iniciativas e projectos que vão ser implementados nas áreas da cultura, do desporto, da educação e outras, diz a autarquia. A Solidariedade é o tema proposto para o Desfile de Carnaval Escolar, que se realiza no dia 5 de Fevereiro, e para o Desfile de dia de Carnaval, no dia 9. Já a Corrida de Carnaval, que se realiza no dia 7, inclui uma Caminhada Solidária, onde parte do valor da inscrição reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada. “O Programa de Caminhadas que teve início em 2015 vai ter continuidade com apoio às várias causas solidárias. Vai ainda ser dado um destaque ao desporto adaptado”, refere a Câmara Municipal em nota de imprensa.

“Este será mais um ano em que Lousada e os lousadenses demonstrarão a sua união e apoio mútuo”, acredita Pedro Machado.

 

Concerto “foi um acto de amor”

Perante um Auditório Municipal completamente esgotado, Pedro Abrunhosa destacou que “este concerto foi um acto de amor, numa noite magnífica de divertimento mas também onde foram ditas verdades e de retiro interior”.

Pedro Abrunhosa é um homem que defende causas e encara a “solidariedade como uma das maneiras de combater as injustiças”. “A assimetria social e a falta de recursos para os mais fracos não podem ser esquecidos, sendo este um combate pela dignidade das pessoas”, defendeu.