Os cinco deputados que representaram o concelho de Paredes na Assembleia da República desde o 25 de abril de 1974, foram homenageados, esta quarta-feira, pela Câmara Municipal de Paredes, durante as comemorações da Implantação da República. Manuel Moreira, Granja da Fonseca, Maria João Fonseca, Raquel Coelho e Conceição Bessa Ruão receberam a Medalha de Ouro do Município.
“A Câmara Municipal de Paredes decidiu fazer esta homenagem a todos aqueles que, residindo em Paredes, tiveram assento como deputados na Assembleia da República, precisamente um dos pilares em que assenta a nossa democracia”, neste 5 de Outubro, pela sua carga simbólica, explica nota de imprensa.
“O concelho de Paredes é o 27.º de Portugal em população entre os 308 que constituem o território nacional. É um concelho grande e é de justiça que tenha representantes na Assembleia da República. Todos os partidos têm de ter consciência de que Paredes tem de ter representação parlamentar. Faço o apelo a que os líderes dos partidos locais tenham candidatos em lugares elegíveis nas listas para deputados”, disse Celso Ferreira no seu discurso.
Manuel Moreira, de Rebordosa, foi o primeiro Deputado à Assembleia da República eleito por Paredes, pela Aliança Democrática (PSD, CDS, PPM), na legislatura de 1979 a 1982. Granja da Fonseca, actual presidente da Assembleia Municipal e ex-presidente da Câmara, chegou à Assembleia da República em 1999. Maria João Fonseca foi a primeira Deputada por Paredes, entre 2003 e 2005. Seguiu-se Raquel Coelho, Deputada à Assembleia da República de 2009 a 2011. Por último, Conceição Bessa Ruão ocupou o cargo, representando o concelho, em 2011. Voltar a estar como deputada na actual Legislatura, mas actualmente com funções suspensas.