A Câmara de Valongo aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de uma Medalha de Mérito à Banda Musical de São Vicente de Alfena, que completou 80 anos de existência.
A distinção justifica-se pelos “notáveis e relevantes serviços dignos de reconhecimento e de apreço” prestados ao serviço da arte.
A Banda Musical de São Vicente de Alfena foi fundada a 13 de Outubro de 1940, lembra a proposta aprovada. “A história desta banda tem sido feita de altos e de baixos e de muita evolução. Depois da sua fundação, o projecto foi evoluindo mas entrou em crise. Foi então que a banda, gerida de forma simples e doméstica e funcionando como uma espécie de valência do Centro Social, teve de se adaptar a novas realidades, constituindo-se como colectividade através da criação de uma Associação”, descreve o documento. Isso aconteceu em 2015, sendo criados novos estatutos e com a Banda a ter mais autonomia. Apresenta-se em várias festas anuais um pouco por todo o país e nos eventos do município e tem vindo a ganhar mais qualidade. A aposta tem passado também pela formação musical de crianças, jovens e adultos.
“Este ano, a Banda Musical de São Vicente de Alfena completa 80 anos de vida ao serviço da música filarmónica e da população. De acordo com o art.º 12.º do ‘Regulamento para a Concessão de Condecorações’, poderá ser concedida a Medalha de Mérito a qualquer indivíduo ou entidade que tenha prestado notáveis e relevantes serviços dignos de reconhecimento e de apreço, nos campos literário, artístico, científico e profissional. Assim, face ao percurso notável da Banda Musical de São Vicente de Alfena e ao seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade ao longo de 80 anos” a autarquia deliberou atribuir uma Medalha de Mérito à instituição.