O escritor Ricardo Boléo é o rosto da edição de setembro do Café Literário. A iniciativa vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 6, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.
Ricardo Boléo é licenciado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Teatro – Especialização em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Frequentou, ainda, as Faculdades de Comunicação, História e Letras, assim como a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, no Brasil.
Ao longo dos últimos anos, o convidado do Café Literário tem-se dedicado à escrita de livros infantis, poéticos, ensaios e textos direcionados para o teatro, nomeadamente, “Segredos” (2007), “Quem Não Dormiu” (2010), “Temperantia – Estou de dieta & Fuga [sem saída]” (2011), “A Rainha de Trapos” (2013), “Éter” (2013), “Memórias de sal” (2013), “A Mais Terna Ilusão” (2023), “Girassol à Lua” (2024), entre outros.
Para além disso, Ricardo Boléo também publicou, em 2010, o texto “Nóbrega”, do qual são realizadas leituras dramatizadas no Teatro Gamboa Nova, em Salvador. Já escreveu diversos artigos para publicações regionais e nacionais, com destaque para o ensaio “Pedra-de-toque – a palavra na mensura do gesto magistral” na primeira edição de “Inércia” de Fernando Pessoa (2014).
Atualmente coordena a Coleção Ventriloquia, um projeto que dá visibilidade a autoras que escreveram em língua portuguesa no século XX. Tem, ainda, trabalhado regularmente como dramaturgo, dramaturgista, encenador e intérprete em diversos espetáculos, tanto em teatros, quanto em espaços não convencionais.
No Café Literário, Ricardo Boléo vai falar sobre o seu percurso profissional e dar a conhecer as suas obras literárias, com destaque para o livro “A Mais Terna Ilusão”.