Estão seleccionados dos 140 finalistas regionais das Sete Maravilhas da Cultura Popular. Entre os sete do distrito do Porto estão as Bugiadas e Mouriscadas de Sobrado, Valongo, e os Bailes do Corpo de Deus – Cavalhada, de Penafiel.
O concurso recebeu 504 candidaturas nesta edição 2020. Os sete patrimónios seleccionados por região participarão nas respectivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional, explica comunicado.
Os vencedores serão escolhidos através do voto popular em 20 finais regionais. Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto.
A 5 de Setembro será efectuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Os outros finalistas do distrito do Porto são a Filigrana de Gondomar (Artesanato), as festas do Senhor de Matosinhos (Festas e Feiras), os Santeiros de São Mamede de Coronado da Trofa (Artesanato), as Rendas de Bilros de Vila do Conde (Artesanato) e as Rusgas do Senhor da Pedra de Vila Nova de Gaia (Procissões e Romarias).