Impossibilitados de realizar uma cerimónia comemorativa, devido à pandemia, o comando e a direcção dos Bombeiros Voluntários de Valongo deixaram uma mensagem conjunta nas redes sociais da instituição para assinalar os 128 anos de existência de “uma vida com muitas histórias que se tornou uma história com muitas vidas”.
“Apesar de todas as vicissitudes, temos preservado o voluntariado e desta forma prestamos a nossa melhor homenagem aos que, em 1893, fundaram esta Associação e a todos aqueles que fizeram e fazem parte dela, deram e dão o seu contributo respondendo de forma abnegada e altruísta à comunidade em geral ao longo destes 128 anos”, lê-se.
“Numa fase de incertezas, de medos e receios, estamos a travar uma luta nunca vivida, contra um inimigo invisível. Que perdure em nós a resiliência necessária para nos mantermos em todas as linhas da frente, de modo a garantir a proteção e socorro de pessoas e bens. Na impossibilidade de comemorarmos o 128.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo, face à situação de pandemia por Covid-19, queremos com este gesto reconhecer e agradecer de forma sentida, a disponibilidade, dedicação e altruísmo de todos os Bombeiros que servem esta nobre causa, invocando força e vontade de levar mais longe o bom nome da Associação, enaltecendo a honra que a mesma tem e merece”, acrescentam os responsáveis.
É também deixado um agradecimento às famílias e aos elementos já falecidos, assim como às instituições que apoiam a corporação.