Os Bombeiros Voluntários de Penafiel organizam, este sábado, dia 9, a primeira Noite Vermelha. A iniciativa, integrada nas comemorações dos 135 anos da associação humanitária promete ter moldes idênticos à Noite Branca, mas pintar a cidade de uma outra cor, homenageando os soldados da paz.
Segundo o comandante da corporação penafidelense, que fala de uma iniciativa pioneira, haverá três palcos, espalhados pela cidade, e muita animação. A expectativa é que a população adira a esta festa, diz António Rodrigues.
Além de espectáculos de fanfarras, marchas, ranchos folclóricos, grupos de cavaquinhos e de bombos, os comerciantes e restaurantes estarão de portas abertas, ou mesmo na rua.
Durante o sábado e também no domingo, estarão espalhadas pelas ruas da cidade viaturas antigas, quer da corporação quer de outras corporações de bombeiros do distrito.
Depois da Noite Vermelha, decorrerá, no domingo, a parte mais oficial das comemorações que começa pelas 11h00 com a recepção às entidades. À tarde haverá desfile apeado e motorizado.