Dois bombeiros da corporação de Penafiel ajudaram, esta quinta-feira, uma menina a nascer, em plena autoestrada, A4.
Segundo Carlos Penas, um dos bombeiros que ajudou a parturiente a dar à luz, tudo aconteceu ao início da tarde desta quinta-feira, na sequência da viatura dos bombeiros ter-se deslocado a Castelões com uma viatura do INEM para acudir a uma situação de emergência.
Ao Verdadeiro Olhar, Carlos Penas, que contou com a colaboração da colega Juliana Moreira, revelou que foram abordados, já no regresso de uma situação de emergência a Castelões, a caminho do Hospital Padre Américo, pelo condutor de uma viatura que seguia atrás da ambulância, o pai da bebé, que com os quatro piscas ligados solicitou ajuda.
A ambulância acabou por parar em plena autoestrada, tendo os bombeiros sido abordados pelo condutor da viatura que lhes disse que a esposa se encontrava em trabalho de parto.
Já com a parturiente em trabalho de parto, os dois bombeiros de Penafiel dirigiram-se para a viatura que vinha atrás da ambulância, colocaram a grávida no banco de trás e ajudaram a bebé a nascer.
“Tivemos que colocar a senhora no banco de trás da viatura porque tínhamos um doente na ambulância”, explicou Carlos Penas que sustentou que foi tudo muito rápido e acabou da melhor forma.
“ Foi tudo muito rápido. Vimos que a senhora estava na iminência de ter a bebé e a nossa preocupação imediata foi ajudar a mãe e a bebé, mas obviamente que ficamos radiantes porque ajudamos a trazer mais uma vida ao mundo”, disse, acrescentando que a parturiente e a recém-nascida acabaram depois por serem transportadas por uma ambulância de Vila Meã e a VMER do Vale do Sousa para o hospital, encontrando-se de perfeita saúde.