“Missão cumprida. Está resolvida a nossa única a principal fragilidade operacional”. A frase é do comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Morais, satisfeito pelo facto de a corporação ter recebido de prenda a tão “ambicionada” e “necessária” plataforma mecânica.
Os Bombeiros de Paredes assinalaram, hoje, os seus 132 anos de existência, com homenagens e distinções.
Um dos homenageados foi o vereador da Protecção Civil, Manuel Fernando Rocha, considerado pela corporação como “essencial” para resolver o impasse na aquisição da plataforma mecânica de 150 mil euros, que será financiada pela Câmara Municipal.
“Fomos aldrabados muitas vezes, mas fomos determinados”
“O corpo de Bombeiros de Paredes está bem e recomenda-se”, sustentou o comandante José Morais durante a sua intervenção, salientando que contam com 80 elementos no quadro activo, 12 estagiários e 30 infantes e cadetes. “Em Outubro deste ano termina a minha comissão de serviço e é preciso equacionar o futuro”, referiu.
Já o presidente da direcção dos Bombeiros, Mário Sousa, realçou que a associação humanitária “concretizou um sonho” com a aquisição deste novo equipamento. “Há muito que sabíamos que isto era uma lacuna. Fomos aldrabados muitas vezes [pelo Governo], mas fomos determinados”, disse. Recorde-se que, apesar das várias promessas feitas por diferentes membros do Governo, o equipamento acabou por ser adquirido pela corporação paredense, sendo que, ao longo de 2016 e 2017, o valor investido será reembolsado pela Câmara Municipal de Paredes.
Mário Sousa agradeceu a ajuda “essencial” de Manuel Fernando Rocha, vereador da Protecção Civil, na resolução do impasse.
O autarca foi homenageado com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses. O vereador, há dois anos no pelouro, agradeceu a distinção. “É uma grande honra. Ninguém deve trabalhar para receber medalhas, mas toda a gente gosta de ver o seu trabalho reconhecido”, confessou.
Em representação da Câmara Municipal de Paredes, Pedro Mendes sustentou que, até ao final de 2017, serão entregues à corporação paredense mais de 101 mil euros. “31 mil euros foram entregues recentemente e uma segunda tranche de igual valor chegará em Setembro. O restante valor será entregue no próximo ano”, adiantou o vice-presidente da Câmara.
O presidente da autarquia, que não pode estar presente, deixou um vídeo com um pequeno testemunho, falando do apoio que tem sido dado aos bombeiros do concelho nos últimos 11 anos e a satisfação “por ver chegar um equipamento fundamental para o socorro à população”. “O nosso contributo foi o que foi necessário. Era um equipamento de que a cidade e o concelho precisavam”, sustentou Celso Ferreira.
Corporação tem novo adjunto de comando e homenageou 2.º comandante
Em dia de festa, tomou posse o novo ajunto de comando da corporação, Carlos Vítor Martins. Já José Maria Garcês, 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes desde 2002 e na corporação há mais de 35 anos, recebeu o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses.