Mais uma vez, os bombeiros voluntários da região conseguiram bons resultados nos Campeonatos Nacionais de Manobras, que este ano se disputaram em Penafiel.
A equipa masculina, categoria B, dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa (Penafiel) e a equipa feminina, categoria A, dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa (Paredes), sagraram-se campeãs de manobras, depois de disputarem provas de montagem e estafeta de obstáculos. A equipa masculina (A) de Rebordosa conseguiu o terceiro lugar do pódio. Os vencedores vão representar o país no Campeonato Internacional de Manobras que se realiza em Villach, na Áustria, em Julho.
Destaque ainda para as equipas de cadetes feminina e masculina de Rebordosa que também conseguiram o primeiro lugar da classificação.
Mais de 700 bombeiros, divididos por 28 equipas, de 18 corporações do país participaram, este fim-de-semana, nos campeonatos nacionais de manobras para bombeiros voluntários, profissionais e cadetes.
As provas decorreram no novo complexo desportivo do Parque da Cidade de Penafiel e foram organizadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pela Câmara Municipal de Penafiel, com o apoio da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto e das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.
Presidente da Câmara Municipal de Penafiel lamentou ausência do Secretário da Administração Interna
Durante a cerimónia oficial do campeonato, o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, considerou “a Câmara Municipal de Penafiel como um exemplo a nível nacional pelo apoio e proximidade para com os bombeiros do concelho” e elogiou a organização das provas.
Citado em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel prometeu continuar a apoiar os soldados da paz. “A título de exemplo, muito recentemente atribuímos um seguro de saúde para todos os bombeiros voluntários do concelho. O seguro de saúde abrange consultas médicas, internamentos e cirurgias. Também o agregado familiar do bombeiro vai beneficiar de uma tarifa social, com descontos na água e no saneamento”, disse Antonino de Sousa.
O autarca lamentou a ausência do Secretário da Administração Interna na cerimónia. “Não posso deixar de lamentar a ausência do Secretário da Administração Interna numa cerimónia tão importante para os nossos Bombeiros. Seria também uma grande oportunidade para o Secretário de Estado fazer um ponto da situação sobre a aquisição da auto-escada para Penafiel. Desde o início que assumimos a nossa atenção e disponibilidade para solucionar a questão da necessidade deste equipamento para Penafiel. Fizemos todas as diligências necessárias para, de uma forma responsável, resolver esta questão. Perante o anúncio do Secretário de estado esperamos que este processo seja resolvido brevemente. Reafirmamos a nossa total disponibilidade para colaborar e suportar a parte não comparticipada do equipamento”, afirmou.